Início » Árvores e Palmeiras

Abricó-de-praia - Labramia bojeri

O Abricó-de-praia (Labramia bojeri) é uma árvore da família Sapotaceae, também conhecido como abiurana, abi, abieiro, caimito, caimo, entre outras referências populares.

Características

Árvore de crescimento lento que pode atingir entre 7 e 10 metros de altura. Sua copa é relativamente densa e as folhas, em tom verde-brilhante, têm formato oval.

Na aparência, os frutos da abricó-de-praia lembram e muito pequenas goiabinhas. Até as flores (brancas, pequenas e perfumadas) também são semelhantes.

A curiosidade, nos frutos, é que eles produzem um látex quando estão verdes, indicado para remover bicho-de-pé e acabar com verrugas e micoses. Maduros tem cor amarela. Sua polpa é branca, farinhenta e doce, sem apresentar um aroma específico.

Planta típica de clima tropical, recentemente uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da Piracicaba, da Unicamp, avaliou o efeito das lectinas, presentes na abricó-de-praia, sobre as bactérias presentes na placa bacteriana ou biofilme oral. Em outras palavras, a proteína extraída desta planta é capaz de prevenir o aparecimento de cáries.

Esta espécie pode ser usada na arborização urbana e também na recomposição de matas.

Época de frutificação e florada

Não disponível no momento.

Cultivo

Não disponível no momento.

Aves mais atraídas pela planta

sanhaçus entre outros…

Ocorrência natural

Provavelmente de Madagascar, na África. Hoje presente basicamente em quase todo o litoral brasileiro, não só nas praias como em restingas.a central e na costa sudeste, de Pernambuco até o Rio de Janeiro.

Referências